Você sabe quais são os tipos de Incontinência Urinária ?

Você sabe quais são os tipos de Incontinência Urinária ?

A incontinência urinária (IU) consiste na condição de perda involuntária de urina, que pode comprometer a qualidade de vida e autoestima de homens e mulheres que são acometidos. Sua manifestação pode se dar de diferentes formas, seja de forma mais leve até mesmo a mais severa, os quais estão principalmente relacionadas às suas causas.

A ocorrência dessa condição pode estar relacionada a alguns fatores de risco, sendo eles:

  • comprometimento da musculatura dos esfíncteres ou do assoalho pélvico;
  • tumores malignos e benignos;
  • doenças que comprimem a bexiga;
  • obesidade;
  • tosse crônica dos fumantes;
  • quadros pulmonares obstrutivos que geram pressão abdominal;
  • bexigas hiperativas que contraem independentemente da vontade do portador;
  • procedimentos cirúrgicos, como a Prostatectomia Radical, ou irradiação que lesem os nervos do esfíncter masculino.

Sendo uma complicação comum após a prostatectomia radical, devido à  remoção da próstata, algumas mudanças podem interferir no controle da urina, resultando na perda involuntária de urina. 

Assim, existem diferentes tipos de IU, sendo classificadas de acordo com os momentos em que há perda urinária:

Incontinência Urinária de Urgência 

Caracteriza-se pela necessidade urgente e incontrolável de urinar, resultando, muitas vezes, em quadros de incontinência pela incapacidade de “segurar” a urina. Esta urgência e aumento da frequência miccional (urinar muitas vezes) pode ocorrer até durante a noite.

Isto acontece porque o relaxamento dos músculos, que ajudam a eliminar a urina, ocorre de forma involuntária, ou seja, sem a vontade do indivíduo.

Incontinência Urinária de Esforço

Neste caso, a perda urinária ocorre devido aos esforços diários, tais como: tossir, rir, espirrar, correr ou até mesmo mudar de posição.

A incontinência de esforço resulta de qualquer ação que exerça uma pressão na região abdominal, e consequentemente, sobre a bexiga.

Logo, estas perdas só acontecem porque os músculos que auxiliam na continência urinária estão enfraquecidos, tornando-os incapazes de “contrair” a uretra e impedir as perdas de urina.

Incontinência Urinária Mista

Há casos, em que é possível apresentar os efeitos de mais do que um tipo de incontinência, dada pela incontinência de esforço e de urgência.

Significa que as perdas de urina que resultam de um esforço, podem ainda associar-se à urgência miccional (vontade incontrolável de urinar) e ao aumento do número de idas ao banheiro.

Existem diversos tipos de tratamento que vão de acordo com o seu tipo de incontinência, bem como, o grau de perda. Por isso, se você apresentou algum desses sintomas procure um serviço de saúde ou um urologista.