Novembro Azul: 17/11 – Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Você sabe como surgiu essa campanha?

Novembro Azul: 17/11 - Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Você sabe como surgiu essa campanha?

Conhecido como o mês do Novembro Azul, essa campanha mundial busca conscientizar os homens sobre a importância do cuidado com a saúde, especialmente no que diz respeito à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Essa iniciativa surgiu em 2003 com os amigos australianos, Travis Garone e Luke Slattery que realizaram o movimento chamado “Movember”, inspirado no Outubro Rosa, para promover a saúde masculina e conscientizar sobre o câncer de próstata. 

Como sendo um símbolo dessa campanha, o bigode representou o início desse movimento em que um desafio entre amigos era deixar bigodes crescerem em novembro e, em 2004, ganhou força com a fundação da Movember Foundation reunindo. Naquele ano, a campanha reuniu 450 participantes e arrecadou mais de 50 mil dólares australianos para a Fundação Australiana de Câncer de Próstata. Desde então, o Movember se expandiu globalmente, alcançando países como Inglaterra e Espanha, e se tornou um dos movimentos mais reconhecidos.

No Brasil, o “Movember” chegou em 2008, liderado por um dos nossos parceiros, o Instituto Lado a Lado pela Vida, com a campanha “Um toque, um drible”, que incentivava os homens a fazer exames preventivos. Em 2018, a iniciativa foi renomeada para Novembro Azul, inspirada no Outubro Rosa, e ganhou alcance nacional com apoio de ONGs, do INCA e da Sociedade Brasileira de Urologia.

O principal objetivo do Novembro Azul é conscientizar sobre o câncer de próstata, o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele. Segundo o INCA, mais de 65 mil novos casos são relatados anualmente no Brasil, com mais de 15 mil mortes registradas.

O diagnóstico tardio é o principal fator que dificulta o tratamento da doença. A detecção precoce, por outro lado, aumenta significativamente as chances de cura, reforçando a importância de exames regulares, como o PSA (antígeno prostático específico) e o toque retal.

Além de abordar o câncer de próstata, o Novembro Azul também promove discussões sobre a saúde masculina como um todo, incentivando os homens a adotarem hábitos de vida mais saudáveis, como alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos, redução do consumo de álcool e tabaco e a realização de consultas médicas regulares