Aplicativo IUProst® selecionado no Inovalab UFMG
Foram conhecidos, em 30 de agosto de 2024, os cinco projetos que serão incubados na fase 2 do programa Inovalab UFMG, desenvolvido pela Inova UFMG, a incubadora de empresas da Universidade. Entre eles, está o aplicativo IUProst®, uma tecnologia mHealth desenvolvida por enfermeiros da Escola de Enfermagem que pesquisam incontinência urinária masculina após a cirurgia de retirada da próstata, em parceria com especialistas da área de desenvolvimento de softwares de saúde do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (UFG).
A pesquisa é coordenada pela professora Luciana Regina Ferreira Pereira da Mata, da Escola de Enfermagem da UFMG. O evento, realizado no CAD 3, marcou o encerramento da primeira fase da iniciativa, que reuniu propostas de projetos em hard science, focados em bases tecnológicas ou capital intelectual da UFMG.


Ao longo de seis meses, as dez equipes que integraram a primeira fase do programa passaram por mentorias que abordaram o grau de maturidade tecnológica e mercadológica dos projetos, estratégias de gestão da propriedade intelectual, composição das equipes e alocação de recursos. Para a professora Luciana Regina Ferreira Pereira da Mata, da Escola de Enfermagem da UFMG, o período foi marcado por intensa e enriquecedora capacitação. “Essa primeira fase foi extremamente valiosa, proporcionando um novo olhar sobre o potencial de mercado das nossas pesquisas. Tivemos a oportunidade de expandir horizontes em relação a parcerias financeiras entre os setores público e privado, além de compreender melhor a estrutura organizacional da UFMG para apoiar e assessorar o desenvolvimento de startups”, destacou Luciana da Mata.